A estimativa de produção de soja e de milho para a safra 2023/24 foi revisada pela consultoria AgResource Brasil.
A empresa projeta uma temporada bem menor do que as primeiras indicações, que davam conta de uma colheita superior a 160 milhões de toneladas. O número, agora, é de 150,72 milhões de toneladas.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: Siga o Canal Rural no WhatsApp!
Já a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sinalizou, em dezembro, que o país deve produzir 160,18 milhões de toneladas. Contudo, a entidade deve realizar novos cortes no próximo dia 10, quando lança o relatório de janeiro.
Tour da safra de soja
Para chegar aos atuais números, a AgResource Brasil realizou em novembro e dezembro de 2023 um tour de safra pelos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
Ao fim de janeiro, a consultoria anuncia que fará nova excursão para avaliar as colheitas de soja e o plantio da safrinha.
Oferta e demanda pressionadas
Na visão da AgResource, a projeção atual pressiona o quadro de Oferta & Demanda do Brasil e os estoques finais em 2023.
“Uma exportação acima de 100 milhões de toneladas em 2023/24 – que repetiria a temporada anterior – começa a não ser mais possível, uma vez que a atual já está projetada em 94 milhões de toneladas”, diz a consultoria, em nota.
Projeções para o milho
No caso do milho, a AgResource também revisou a produção e em janeiro as projeções apontam para uma redução de milho total Brasil de 120,12 para 119,08 milhões de toneladas.
Assim, a diminuição é estimada em 0,86% em relação a dezembro e 0,46% maior do que o estimado pela Conab para o mesmo mês.