Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Consultoria reduz safra de soja no Brasil para 119,4 milhões de toneladas 

Para a AgResource Brasil, a safra mato-grossense de soja não deve alcançar 40 milhões de toneladas nesta temporada

A AgResource Brasil, filial da empresa norte-americana AgResource Company, realizou nova revisão da safra de soja no Brasil e fez um corte de 5,5 milhões de toneladas, ou de 4,4%, em comparação com os dados divulgados em fevereiro.

Agora, a safra é indicada em 119,45 milhões de toneladas, ante 125,04 milhões de toneladas.

A redução acontece após um crop tour realizado pela empresa em Mato Grosso, que passou por cidades ao longo da BR 163, que representam cerca de 53% das áreas de produção de soja.

Para a AgResource Brasil a safra mato-grossense não deve alcançar 40 milhões de toneladas.

soja-grão
Foto: CNA/divulgação

 

Ao longo do Crop Tour, o diretor da AgResource Brasil, Raphael Mandarino e o analista João Thieme verificaram muita discrepância entre o esperado e o de fato colhido nas lavouras. “Estamos estimando uma produção no estado de 37,768 milhões de toneladas no estado, é um excelente número para o estado, mas o número é menor que a nossa projeção anterior, de aproximadamente 38,2 milhões de toneladas”, comentam.

Além disto as perdas no Rio Grande do Sul e no Paraná ainda continuam sendo contabilizadas. “Os dois estados combinados perderam quase 5 milhões de toneladas desde a nossa última revisão” completa Mandarino.

Milho

A AgResource Brasil também realizou uma nova redução na segunda safra de milho, que saiu de 85,13 milhões de toneladas para 84,28 milhões de tonelada. O motivo dessa diminuição é uma possível perda de rendimento diante da expectativa de continuidade do fenômeno La Niña no Centro-Sul do Brasil.

“Estamos vendo um bom avanço do plantio da segunda safra de milho em Mato Grosso e a expectativa é que até o fim da primeira quinzena de março continue assim. Porém, nosso alerta continua sendo para o fato climático por conta da perspectiva de continuidade do La Niña, com possíveis impactos nas lavouras do Centro-Sul do Brasil, além de riscos de geadas, como vimos ano passado”, explica Mandarino.

A primeira safra do cereal foi mantida em 19,91 milhões de toneladas e a terceira, em 1,77 milhão de toneladas. Assim, a produção total de milho projetada para a temporada 21/22 é de 105,98 milhões de toneladas, ante 106,82 milhões de toneladas.

Argentina

Para a Argentina, a AgResource reduziu a safra de soja para 37,65 milhões de toneladas, ante 41 milhões de toneladas na estimativa anterior, 42 milhões de toneladas indicadas pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires e 40,5 milhões de toneladas projetadas pela Bolsa de Rosário. As chuvas abaixo da média e o calor recorde no país vizinho explicam a projeção de queda na produtividade.

Sair da versão mobile