SEMINÁRIO

Desafios e oportunidades para a cadeia da soja serão debatidos na Embrapa em Londrina

Evento vai abordar questões relacionadas a sustentabilidade, tecnologia, regulamentações e processos produtivos

grãos - soja
Foto: R.R. Rufino/Embrapa

A sexta edição do seminário Desafios da Liderança Brasileira na Produção Mundial da Soja será realizado nos dias 17 e 18 de setembro na sede da Embrapa Soja, em Londrina (PR).

O evento vai reunir pesquisadores, técnicos, autoridades, especialistas, produtores rurais e representantes das indústrias para debater os principais temas que impactam a competitividade da cadeia da soja, da qualidade do grão à produção de farelo, óleo e biocombustível, abordando também questões relacionadas a sustentabilidade, tecnologia, regulamentações e processos produtivos.

A edição deste ano inclui temas da agenda ESG – sigla em inglês para ambiental, social e governança -, que consiste em um conjunto de boas práticas que demonstram como a empresa está consciente em relação ao papel nesses três âmbitos.

O enfrentamento das adversidades climáticas na cultura da soja, a descarbonização da agricultura brasileira e a produção de grão de baixo de carbono serão debatidos.

No campo técnico, os participantes terão a oportunidade de acompanhar apresentações e exposições sobre os programas de pesquisa e melhoramento genético frente à crescente demanda mundial por óleos de melhor qualidade (aumento do perfil de ácido graxo oleico no grão de soja e suas externalidades positivas), tanto para a indústria de alimentação humana e animal como para processamento.

Por fim, um painel totalmente dedicado aos impactos das regulamentações ambientais internacionais na competitividade da soja brasileira, mais especificamente o Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) da União Europeia.

O seminário, exclusivamente presencial e com vagas limitadas, é promovido pela Embrapa Soja, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), a Associação das Supervisoras e Controladoras do Brasil (ASCB), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).

Inscrições e mais informações estão disponíveis no site oficial do evento