Saber as condições das lavouras de soja dos Estados Unidos e o que está por vir nos próximos dias é importante para o produtor brasileiro. As cotações da Bolsa de Chicago costumam ser diretamente influenciadas por esses índices.
O último relatório do Departamento de Agricultura Norte-Americano (USDA), divulgado nesta terça-feira (26) mostrou que 50% da área da oleaginosa no país foi classificada como boa a excelente, número dois pontos abaixo da semana anterior.
Já as lavouras em situação regular eram 32% e as ruins e muito ruins são 18%. O documento do órgão também destaca que 73% das plantações já concluíram o estágio de maturação, 13 pontos percentuais à frente do ano passado. Aproximadamente 12% da área já foi colhida.
De acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, as chuvas se distribuem até a próxima semana na faixa oeste da região do cinturão agrícola norte-americano. “Isso pode prejudicar a reta final de maturação da soja e os trabalhos em campo para retirada do grão das vagens”.
Contudo, o cenário é outro na porção leste, visto que o clima deve ajudar o estágio final e colheita da oleaginosa.