O plantio da soja já foi praticamente finalizado no Paraná, atualmente o segundo maior produtor da oleaginosa no país. Para os próximos 30 dias, a tendência é de volumes de chuva que giram em torno de 100 mm no estado, de acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Exemplo disso é no município de Ponta Grossa, com acumulado que deve superar os 100 mm, principalmente após o dia 10 de janeiro. “Contudo, a quantidade é insuficiente para o pleno desenvolvimento da cultura, mas deve contribuir para a umidade do solo”.
Já em Mato Grosso do Sul, a tendência é de a chuva ficar mas concentrada na faixa leste do estado. No extremo oeste do estado, as precipitações são mais escassas, não ultrapassando os 60 mm ao longo dos próximos 30 dias. “Em Maracaju (MS), por exemplo, a chuva girará em torno de 85 mm”, pontua Müller.
Em Goiás, a notícia é boa: chuva distribuída ao longo de todo o estado. Em Cristalina, leste goiano, a tendência é de final de dezembro e início de janeiro bastante chuvoso. Neste período e ao longo do mês de janeiro, mais de 250 mm de chuva são esperados.