Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Estados Unidos podem comprar soja do Brasil em 2021, afirma analista

Segundo Vlamir Brandalizze, a tendência é que 2021 seja ainda mais favorável para a elevação de preços da soja, do que foi 2020

O mercado mundial da soja pode ter um 2021 ainda mais positivo para os preços do grão, afirma o analista de mercado Vlamir Brandalizze. A oferta restrita do produto, em relação à demanda crescente, pode trazer outros impactos curiosos no mercado, como os Estados Unidos “devolvendo o favor” e comprando soja do Brasil, como aconteceu este ano com os brasileiros em relação aos grãos de soja. De quebra, o analista ainda dá uma dica importante para quem quer saber se vale esperar 2021 para vender soja.

“Estamos em um momento em que os dois maiores produtores e exportadores de soja do mundo (EUA e Brasil) venderam muito rápido suas safras e nos mostra que 2021 será um ano de escassez de soja de novo. Com isso, o mercado segue firme, pois a demanda em tempos de pandemia acabou sendo maior que as projeções. Tudo acontecendo em favor do produtor”, diz Brandalizze.

Para o analista, a baixa oferta do grão frente a alta demanda fará com que as cotações da soja na Bolsa de Chicago possam superar a marca dos últimos 10 anos.

“Prevemos que 2021 será muito melhor em termos de preços do que foi 2020. Teremos uma oferta de soja bem menor que o consumo mundial. Isso dará fôlego para que as cotações possam atingir o melhor patamar dos 8 ou 10 anos. Possivelmente iremos trabalhar acima dos US$ 13 por bushel na Bolsa de Chicago”, prevê.

Se os preços de referência da Bolsa estarão elevados e a perspectiva é de um câmbio ainda alto, naturalmente ele acredita em preços no mercado muito interessantes para os produtores.

“Por isso digo ao produtor que já vendeu bastante, não se precipitar. Agora é hora de calmaria, e cuidar da lavoura, que certamente os negócios lá na frente virão com cotações atrativas”, diz Brandalizze.

Para finalizar o cenário de curiosidades que 2021 reserva a soja, o analista ainda acredita que “o mundo dará voltas” e favorecerá o Brasil.

“Como os americanos já venderam quase toda a soja que tinham expectativa de exportar, restam apenas 5 milhões de toneladas para negociar. Devem vender tudo até o fim de janeiro. E, em março, precisarão comprar soja brasileira. Exatamente o que aconteceu com o Brasil, vendeu muito rápido a safra que tinha e teve que importar”, diz Brandalizze.

Leia mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile