Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

AGROEXPORT

Exportações do complexo soja e carnes crescem no semestre

Variação entre os seis primeiros meses é mais favorável às exportações de proteína animal, enquanto a soja teve desempenho mais tímido

Impulsionado pelas exportações dos primeiros três meses do ano, o complexo soja (grão, farelo e óleo) fechou o semestre com 76,1 milhões de toneladas embarcadas, 1 milhão de toneladas acima do mesmo período do ano passado.

Contudo, apesar da elevação, o diretor do Canal Rural Sul, Giovani Ferreira, destaca que não é um dado a se comemorar. “Isso porque entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período de 2023, o aumento foi de mais de 10 milhões de toneladas”. Veja os detalhes no gráfico abaixo:

exportação complexo soja semestral

Já o complexo carne (bovina, suína e aves) teve um desempenho mais positivo do que a soja quando se compara os semestres. Nos seis primeiros meses de 2024, foram enviadas ao exterior 4,14 milhões de toneladas, enquanto no mesmo período do ano passado foram embarcadas 3,85 milhões de toneladas.

“Esse desempenho foi puxado quase que exclusivamente pela carne bovina. Entre os seis primeiros meses de 2022 e os de 2023, houve queda nas exportações desse produto, enquanto agora é o contrário, houve aumento entre 2023 e 2024”, salienta Ferreira. Veja os detalhes no gráfico acima, cuja fonte é o relatório de comércio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Sair da versão mobile