Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Falta de soja no mercado interno diminui produção de óleo e farelo

Segundo pesquisador do Cepea, haverá um equilíbrio ajustado entre oferta e demanda de óleo de soja no mercado interno

O preço da soja Indicador Cepea no Porto de Paranaguá (PR), chegou perto dos R$ 160 a saca de 60 kg, um recorde real para a séria histórica do Cepea. O aquecimento da demanda reduziu drasticamente os estoques domésticos, o que impacta diretamente a produção dos derivados. O preço do óleo de soja no mercado é o maior dos últimos 17 anos.

Apesar da falta do grão no mercado interno, o risco de desabastecimento do óleo no país está descartado, segundo o pesquisador do Cepea, Lucílio Alves.

“Não dá pra dizer que vai faltar o produto, uma vez que nos próximos meses teremos redução das exportações da soja em grão e um direcionamento maior para o mercado interno, que está pagando mais que as exportações. Dentro desse contexto, o óleo de soja está descolado do mercado interno e da paridade de exportação”, diz.

Segundo o pesquisador, o consumo doméstico da soja deve chegar até 44 milhões de toneladas, mas com exportações na casa de 79 milhões de toneladas. “Com base nesses dados e nos estoques iniciais que começamos o ano, tudo indica que teremos um equilíbrio muito ajustado entre oferta e demanda e não há espaço para grandes mudanças”, avalia Alves.

Importações

Diante da escassez da soja em grão no mercado interno, o Brasil pode elevar os volumes de importação para os próximos meses. Até o momento, o principal fornecedor do Brasil é o Paraguai. “Na parcial do ano tivemos um registro de 528 mil toneladas importadas, com a grande maioria vinda do Paraguai. Tivemos algum registro do produto importado dos Estados Unidos, mas sem volumes significativos até o momento, cenário que pode mudar nos próximos meses”, destaca o pesquisador do Cepea.

Leia mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile