A tradicional Abertura Nacional do Plantio da Soja acontecerá em São Paulo pela primeira vez. O evento, que marca o início da safra 2022/23 para a principal commodity agrícola do país, será realizado nesta quinta-feira (22) na Fazenda Nossa Senhora de Aparecida, com transmissão ao vivo pela TV, site e YouTube do Canal Rural.
O evento será palco de debates, pronunciamentos de autoridades e, claro, do enfileiramento das plantadeiras. O produtor rural Rogério Ferrari, dono da propriedade, conta que espera ter média produtiva entre 75 e 80 sacas por hectare nesta temporada. O número é significativamente acima do esperado para o estado que, de acordo com estimativa inicial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), será de 58,9 sacas/ha.
De acordo com ele, a expectativa otimista é fruto de trabalho ao longo das últimas duas décadas, sendo que os primeiros pés de soja passaram a ser cultivados na fazenda no ano 2000.
De pai para filho
A instalação da lavoura de soja no ciclo 22/23 entrará no lugar do trigo na fazenda de Ferrari. Com o solo abastecido de nutrientes devido o manejo de rotação de culturas, a propriedade tem tudo para atingir uma safra recorde.
Além de alta produtividade, a expectativa é que o trabalho se aperfeiçoe ainda mais nos próximos anos. Isso porque os filhos do dono da fazenda já começam a seguir os passos do pai. “Só a gente assumir as coisas e não passar para outras [gerações], acho que não faz sentido. O sentido é sempre ter sequência em tudo o que fazemos”, considera o produtor.
Assim, seus dois filhos, Mateus e Lucas, trouxeram a inovação e a tecnologia que ampliaram os tetos produtivos da fazenda. “Trazendo produtividade, sustentabilidade, introduzindo plantas de cobertura, integração lavoura-pecuária. Todas as tecnologias foram implantadas por mim e pelo meu irmão”, conta o engenheiro agrônomo Mateus Ferrari.
Serviço
Evento: Abertura Nacional do Plantio da Soja
Quando: 22 de setembro de 2022, às 9h
Onde: Santa Cruz do Rio Pardo – Fazenda Nossa Senhora Aparecida
Realização: Projeto Soja Brasil e Aprosoja Brasil
Como assistir: transmissão pela TV do Canal Rural, YouTube, site e redes sociais