A integração das abelhas com a soja pode aumentar a produtividade da oleaginosa em 12,9%, em média. Além do ganho de sacas por hectare, estudo mostra que o mel oriundo dessa união é mais aromático, suave e não cristaliza mesmo quando exposto às baixas temperaturas.
O engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa e autor da pesquisa, Décio Gazzoni, afirma que não apenas as colméias que fazem parte do processo ajudam na polinização na época da florada da soja, mas também as que estão próximas às lavouras em áreas de preservação.
“Na prática, o que o agricultor vê é a redução de vagens chochas e a diminuição no número de vagens com apenas um grão, aumentando as com três e quatro grãos e também aumentado o peso da semente”, explica.
Segundo ele, o incremento de produtividade na soja foi observado ao longo de vários anos e em diversos locais. “Arredondando, a média é de 13%, mas em algun locais e em alguns anos, esse ganho chegou a 20%, mas também já tivemos produtores que conseguiram até 25% em aumento de produtividade”.
Atenção ao manejo da soja
O pesquisador lembra ser essencial que o produtor siga as recomendações de manejo integrado de pragas em sua lavoura, já que o aumento de aplicações de defensivos na plantação prejudica a integração com o inseto polinizador.
“O produtor deve evitar as aplicações durante o período de florescimento, já que as abelhas só visitam a soja nesta fase. Se o produtor observar as regras da boa tecnologia de aplicação que todo o agricultor já sabe, ele terá esse aumento de produtividade”.
Cuidados do apicultor
Gazzoni lembra que o apicultor também precisa seguir as regras de manejo das abelhas, como manter colônias fortes e sadias, fazer visitas constantes às colmeias e trocar a rainha.
“Ou seja, são aquelas práticas que todo apicultor sabe fazer. Se os dois lados fizerem sua parte, o apicultor produz mais mel e o agricultor produz mais soja, tendo uma renda líquida média de 13%, já que ele não precisa mudar o seu sistema de produção. Ganha também o Brasil e o nosso mercado externo, já que vamos levar essa imagem de sustentabilidade aos nossos compradores”.