O cultivo de soja em Minas Gerais segue com perspectivas positivas para a safra 2024/25, com previsão de aumento tanto na área plantada quanto na produção. Segundo a Safras & Mercado, a área de cultivo no estado deve ocupar 2,35 milhões de hectares, um aumento de 4,4% em relação à safra passada, com a semeadura já concluída em 100% da área até o início de dezembro.
A produção de soja no estado é esperada para atingir 8,979 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 7,8% em relação ao número de 8,328 milhões de toneladas da safra anterior. O rendimento médio projetado é de 3.840 quilos por hectare, superando os 3.720 quilos por hectare registrados na temporada passada. As boas condições climáticas e o manejo eficiente nas lavouras são os principais fatores para esse aumento na produtividade.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Noroeste de MG
No município de Unaí, no noroeste de Minas Gerais, as lavouras de soja também apresentam boas condições de desenvolvimento. De acordo com o departamento técnico da Cooperativa Agrícola de Unaí (Coagril), as lavouras de sequeiro, ocupando 200 mil hectares, estão divididas entre as fases de floração (80%) e crescimento vegetativo (20%). Já as lavouras irrigadas por pivô, em uma área de 100 mil hectares, estão entre as fases de enchimento de grãos e floração.
As chuvas seguem regulares na região, apesar de uma semana de tempo firme. No entanto, as previsões indicam que a área deve receber boas precipitações nos próximos dias, o que favorece o desenvolvimento das plantas. Os produtores de Unaí estão confiantes quanto à produtividade, com expectativas de colher 3.900 quilos por hectare para a safra 2024/25.
Embora as lavouras enfrentem desafios típicos de pragas, como a mosca-branca, o percevejo marrom e as lagartas, os produtores de Unaí têm conseguido manter o controle dessas ameaças de forma eficaz, o que contribui para o bom desempenho das lavouras na região.