O Brasil exportou até o dia 22 de agosto mais de 4 milhões de toneladas de soja, informou a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). A expectativa da entidade, baseada na programação de embarques até o fim do mês, é que agosto feche com um total de 6 milhões de toneladas.
Esse montante seria superior as 5 milhões de toneladas embarcadas em agosto de 2019, mas inferior ao recorde de de 2018, de 6,9 milhões de toneladas. Se somar esses 6 milhões de toneladas previstos para agosto as 69,8 milhões de toneladas já negociadas até julho, o país já terá vendido 75,8 milhões de toneladas.
Vale ressaltar que a perspectiva da Anec era de exportações totais em 2020 de 78 milhões de toneladas, mas isso antes de a Conab informar que revisou suas safras. Portanto, é possível que a Anec revise sua estimativa para este ano.
Essas 6 milhões de toneladas previstas agora para julho, representa uma redução em relação à expectativa inicial para o mês, realizada ao fim de julho. Naquela oportunidade a Anec acreditava em vendas na casa dos 6,7 milhões de toneladas.