A produção brasileira de soja pode chegar a 133,1 milhões de toneladas, aponta levantamento realizado pela consultoria Safras & Mercado. Isso representa um aumento em relação ao levantamento realizado em dezembro, quando se esperava uma produção de 132,4 milhões de toneladas.
O montante atual, no entanto, será 4,7% maior que as 127,1 milhões de toneladas de soja apontadas pela consultoria para a safra 2019/2020.
A área plantada com soja nesta safra ocupa um total de 38,6 milhões de hectares, 3,2% maior que as 37,4 milhões de hectares da temporada anterior. O levantamento indica que a produtividade média deverá chegar a 3.465 quilos por hectare (57,75 sacas), contra as 3.415 quilos por hectare (56,91 sacas).
“A irregularidade climática tem marcado esta temporada da soja. Nesse sentido, dentro de um mesmo estado existem microrregiões com lavouras em condições distintas. Tal fato deve impedir que se atinjam novos recordes de produtividades médias estaduais nesta temporada na maioria dos estados. Apesar disso, de uma forma geral as condições das lavouras nacionais são consideradas bastante satisfatórias, sem perdas produtivas amplas, mas sim pontuais”, diz o analista Luiz Fernando Gutierrez.