A estimativa de exportação de soja para novembro, baseada na programação de embarques dos portos, pode chegar a 762 mil toneladas afirma a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). Esse montante representaria um recuo de 64,9% ante as 2,172 milhões de toneladas embarcadas em outubro.
Se confirmada, esta será a 7ª redução mensal seguida nas exportações do país, já que desde abril os volumes vendidos diminuíram nos meses seguintes. Confira abaixo!
Considerando os volumes previstos para embarque em novembro, o Brasil já acumularia no ano um total 82,129 milhões de toneladas. Lembrando que os volumes fechados de janeiro a outubro somam 81,366 milhões de toneladas.
Os números atuais da entidade são bem parecidos com os divulgados pelo Ministério da Economia. Ao todo, o país exportou de janeiro a outubro mais de 81,4 milhões de toneladas para o mundo de janeiro a outubro, dos quais 73% foram para a China. Em 2019, no mesmo período, a participação chinesa nas compras de soja em grão do Brasil era de 76,5%. E, em 2018, o Brasil tinha vendido 80,6% de toda a soja para os chineses.
Farelo de soja
A expectativa, baseada nos embarques de farelo de soja, é que novembro registre um total de 1,414 milhão de toneladas do derivado. Somando aos 14,387 milhões de toneladas já vendidas de janeiro a outubro, o acumulado do ano pode chegar a 15,802 milhões de toneladas.