As exportações brasileiras de soja tiveram um ligeiro incremento na segunda semana de janeiro. Após registrar o volume de apenas 100 quilos na primeira semana deste mês, o volume enviado ao exterior chegou à marca de 17,5 mil toneladas na segunda semana do mês, segundo dados preliminares divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia nesta segunda-feira, 18.
Mesmo diante do aumento semanal, as vendas externas de soja do Brasil ainda estão muito abaixo dos volumes observados em 2020. Até a segunda semana de janeiro do ano passado, a quantidade exportada superou 1,3 milhão de toneladas, com média diária de 63,5 mil toneladas, contra média de 1,7 mil toneladas registradas neste início de 2021. Na comparação com a segunda semana de janeiro em 2020, a queda na exportação em volume chega a 98,7%.
Em sentido contrário, as importações de soja seguem aquecidas. As compras da oleaginosa somaram 31,5 mil toneladas até a segunda semana deste mês, acima das 19,6 mil toneladas registradas em mesmo período de 2020. Para as próximas semanas, a expectativa é esse número aumentar consideravelmente, uma vez que os dados oficiais devem consolidar a carga de 30,5 mil toneladas adquirida dos Estados Unidos.