O ritmo de vendas da safra 2020/2021 de soja ainda se mantém aquecido em Mato Grosso. Segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o estado já vendeu mais da metade da safra de 35,1 milhões de toneladas que se prevê inicialmente. O elevado preço pago pela saca tem estimulado esse movimento, tanto que as vendas para a temporada 2021/2022 não só já começaram, como dobraram de um mês para o outro.
Até o momento Mato Grosso já negociou 55,91% da nova safra, avanço de 5,36 pontos percentuais em relação aos 50,54% negociados até agosto. O ritmo é um mais mais rápido do que o registrado entre julho e agosto.
“O sojicultor está evoluindo na comercialização de sua produção para ter mais tranquilidade nos trabalhos a campo”, afirma o Imea.
Segundo o Imea isso mostra que além da preocupação com os trabalhos atuais de preparo, correção e adubação do solo, compra e recebimento de insumos, revisão de máquinas, estratégia de posicionamento de cultivares de soja e análise do clima, o sojicultor do estado também está atento ao mercado, para que não perca toda a estratégia e esforço do campo em negociações “erradas”.
Os preços atuais estão favorecendo inclusive para um forte avanço na comercialização da safra 2021/2022. Segundo levantamento do Imea até agora foram negociadas 3,58% da safra futura, o dobro de agosto. Vale ressaltar que em safras anteriores não havia vendas para duas safras a frente como agora.