![Foto: Matheus Martins Foto: Matheus Martins](https://imagens-cdn.canalrural.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-07-at-13.46.54-1024x576.jpeg)
O estado de Mato Grosso foi palco, nesta sexta-feira (7), da Abertura Nacional da Colheita da Soja, evento que marcou o início da 13ª temporada do programa Soja Brasil. Com o encontro de mais de mil pessoas, a celebração reuniu produtores de soja de todo o Brasil em uma grande troca de informações sobre o setor.
Durante o encontro, diversos temas de relevância para o setor foram discutidos, com destaque para os desafios e as oportunidades do mercado da soja, a sustentabilidade na produção e os avanços em biocombustíveis.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
O público teve a oportunidade de acompanhar debates enriquecedores, como a análise macroeconomia de Marcos Fava Neves, professor da USP, o ‘Dr. Agro’, que traçou um cenário para o futuro da soja, destacando a importância do desenvolvimento e da inovação no campo.
O primeiro painel foi dedicado à sustentabilidade na produção, com foco na COP 30, que acontecerá em novembro, Belém do Pará, enfatizando a necessidade de novos acordos internacionais para garantir um futuro mais sustentável. Já o segundo painel abordou a produção de alimentos e os biocombustíveis, discutindo temas como o aumento da mistura de etanol e o crescente mercado de combustíveis sustentáveis.
A edição deste ano da Abertura Nacional da Colheita da Soja é ainda mais especial, pois comemora os 20 anos da soja em Mato Grosso. O estado, líder na produção de soja no Brasil, espera superar a marca de 44 milhões de toneladas nesta safra, representando mais de 26% da produção nacional. A colheita simbólica nas lavouras reafirmou a importância do trabalho árduo e da dedicação dos produtores rurais, que continuam a impulsionar o agronegócio brasileiro.
Assista aos programas Soja Brasil através deste link.