Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Pesquisador indicado ao Personagem Soja Brasil tem 50 anos de carreira

O profissional foi presidente de entidades do setor agronômico e um dos difusores do sistema plantio direto no Brasil

O engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Soja, Dionísio Pisa Gazziero concorre ao Prêmio Personagem Soja Brasil – Safra 2022/23. “Gosto e me dedico muito à minha carreira. Costumo dizer que não vesti a camisa da Embrapa, mas a tatuei no meu peito”, sintetiza.

Ainda na década de 1980, o pesquisador arriscou em sua tese de mestrado, dando destaque a um tema pouco comum à época: horários de aplicação de herbicidas. Nessa esfera, Gazziero conta que as plantas daninhas, também objeto de seus estudos, têm o poder de reduzir a produtividade da soja em até 70%, dependendo da situação, espécie e intensidade.

Segundo ele, a presença dessas pragas na lavoura também é responsável por aumentar o teor de umidade no momento da colheita do grão, atrasando os trabalhos.

Participação ativa no setor

Dionísio Pisa - Personagem Soja Brasil
Foto: Reprodução Canal Rural

O pesquisador da Embrapa Soja foi presidente de duas entidades representativas do setor: a Federação dos Engenheiros Agrônomos e a Sociedade Brasileira da Ciências das Plantas Daninhas, além de ter sido conselheiro do Crea por muitos anos. “São trabalhos que fazemos no sentido de congregar instituições, aumentar o nível de conhecimento dos participantes dessas cadeias todas”, detalha.

Gazziero está prestes a completar 50 anos de profissão. Em suas memórias, estão grandes momentos que mudaram a agricultura brasileira para sempre, como o início do sistema de plantio direto no Brasil central e Cerrado, bem como a recomendação de limpeza de máquinas para que não se levasse plantas daninhas do Sul a áreas do Centro-Oeste.

“Gostaria de ter mais 50 anos pela frente porque é impressionante como o trabalho nessa área da pesquisa e na agricultura não para. É impressionante como avançamos rapidamente e como o Brasil tem evoluído de uma maneira fantástica”, considera.

O pesquisador se diz muito orgulhoso de participar do Prêmio Personagem Soja Brasil, já que a própria Embrapa o indicou como participante. “Se eu tiver a sorte de ser reconhecido nacionalmente [pelo prêmio], com certeza vou fechar com chave de ouro a minha carreira”, conta.

Sair da versão mobile