O plantio da soja no Paraná alcançou 20% da área estimada de 5,8 milhões de hectares na última semana, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral).
O ritmo é um dos mais rápidos da história para o período, mas os produtores estão preocupados com a seca em algumas regiões do estado.
A estimativa de safra levantada pelo Deral nesta terça-feira (3) aponta que 94% das lavouras apresentam boas condições e 6% estão classificadas como médias. 52% estão em fase de germinação e 48% em desenvolvimento vegetativo.
A produção é projetada em 21,914 milhões de toneladas, 2% abaixo do ano anterior, de 22,378 milhões de toneladas.
De acordo com a Associação dos Produtores de Soja do Paraná (Aprosoja PR), os produtores estão preocupados com a disponibilidade de sementes caso haja necessidade de replantio. Em algumas regiões do estado, a onda de calor foi mais intensa, causando a falta de umidade suficiente para a germinação dos grãos.
“No entanto, tivemos poucas chuvas, e estas foram localizadas. Portanto, muitos optaram por interromper o plantio, não continuando, pois estão enfrentando dificuldades no caso de falta de germinação e a necessidade de replantio, devido à dificuldade em obter novas sementes. Está muito difícil”, disse o presidente da Aprosoja PR, Eduardo Costa Cassiano.
O presidente da entidade também informou que alguns lotes de sementes não apresentaram uma boa taxa de germinação, o que preocupa os produtores.
“Ocorreram alguns problemas com lotes de sementes que não tiveram uma germinação muito boa, que ficamos sabendo. Portanto, se houver perda de um plantio, as pessoas têm muito medo de não encontrar as sementes necessárias para o replantio”, disse Cassiano.
O Deral informou que o plantio da soja deve ser concluído até o final deste mês.
Já a nível Brasil, a semeadura atinge 4,1% da área, conforme aponta relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com dados até 1 de outubro.