O plantio da soja atinge 30% da área no Rio Grande do Sul, de acordo com o boletim semanal do Emater/RS. Na semana passada, eram 17%. Em igual período do ano passado, 49%. A média para os últimos cinco anos é de 46%.
A área projetada para a safra 2022/2023 é de 6.568.607 hectares. A produtividade estimada é de 3.131 kg/ha (52,1 sacas). A semeadura da soja seguiu em ritmo acelerado até o dia 8, quando a umidade do solo se tornou abaixo da ideal.
Mesmo assim, vários agricultores deram prosseguimento ao plantio até o dia 10, baseados na previsão de novas precipitações, que garantiriam umidade suficiente para a germinação e emergência das plantas.
As lavouras estão, em maior parte, com as sementes em germinação um pouco mais lenta do que o habitual devido às baixas temperaturas noturnas e à rápida diminuição da umidade nos solos. As lavouras emergidas apresentam plantas ainda de estatura baixa e folhas pequenas, mas sem sintomas de danos ou ataque de pragas e doenças.
A ocorrência de chuvas entre os dias 12 e 13 e a reposição de umidade deverão acelerar e uniformizar o estabelecimento inicial, um dos fatores principais na definição do potencial produtivo.