No mais recente episódio do podcast Soja Brasil, Luiz Fernando Gutierrez, consultor da Safras & Mercado, aborda os desafios e previsões para o mercado da soja. Ele destaca que, apesar dos danos climáticos no Rio Grande do Sul em maio, a semeadura de soja na região deve crescer 0,9% em relação ao ano passado.
Gutierrez observa que, com o aumento de 10% na produção de soja nos EUA, a demanda chinesa se torna crucial. Mesmo com as incertezas nas relações comerciais entre os EUA e a China, a demanda global por soja deve se manter estável.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Ele também menciona o crescimento da produção global, com Brasil e Argentina contribuindo para um possível recorde. Isso pode pressionar os preços, que podem cair abaixo de 10 dólares por bushel e até mesmo abaixo de 9 dólares.
No Brasil, o aumento na área plantada para 2024/25 pode impactar os preços e a competitividade. Gutierrez recomenda que os produtores se protejam contra a volatilidade dos preços utilizando contratos futuros e opções de hedge, e antecipem a venda de 40-50% da soja antes da colheita para garantir melhores preços.