RETOMADA

Previsão de safra de soja é aumentada por consultoria

Desde março, o avanço da colheita mostrou resultados um pouco melhores, levando a Datagro a revisar para cima a expectativa de produtividade

lavoura de soja
Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA

No oitavo levantamento sobre a safra 2023/24 de soja, a Datagro Grãos confirma o 17º ano consecutivo de incremento da área semeada com a oleaginosa, indicada em 45,520 milhões de hectares, aumento de 1,9% ante à temporada passada.

“Este tem sido um ano totalmente diferente na soja brasileira, com produtores ainda estimulados ao cultivo, mas sem a força dos anos anteriores. Os fatores de estímulo predominaram, mas por conta da queda nos preços e das expectativas de margens mais apertadas, o avanço no plantio foi limitado”, explica Flávio Roberto de França Junior, economista e líder de conteúdo da consultoria.

Apesar do positivo padrão tecnológico, a safra vai fechando com severas perdas na produção, avalia. Porém, desde o mês anterior, o avanço da colheita mostrou resultados um pouco melhores, levando a Datagro a revisar para cima a expectativa de produtividade, de 3.214 kg/ha projetados em março, para 3.251 kg/ha – ainda assim 9,7% inferior aos 3.602 kg/ha do recorde da temporada 2022/23.

“E ainda com possíveis novas revisões, conforme a colheita vai chegando ao final”, comenta França Junior.

Com isso, a expectativa de produção passou de 146,336 para 147,963 milhões de toneladas.