Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Soja: semana começa com muita chuva no Sul; veja previsão até o fim do mês

Contudo, a atenção fica voltada para o Nordeste e o Norte do Brasil, onde os temporais têm causado desastres

Após um fim de semana com recordes de calor no interior do Rio Grande do Sul, com temperaturas chegando a 42°C, essa semana começa marcada pela chegada de uma frente fria. A mudança derrubará os termêmetros e trará muita chuva e granizo para a região. No entanto, não são todas as áreas que receberão altos volumes acumulados.

Assim, na metade sul do Rio Grande do Sul terá chuva forte no decorrer da terça-feira (18), além de pancadas entre Paraná, Santa Catarina e no Sudeste e Centro-Oeste. Entre essas duas regiões, aliás, as pancadas são intercaladas com períodos de sol, o que ajuda na colheita da soja.

Contudo, a atenção nesta semana fica voltada para o Nordeste e o Norte do Brasil. Isso porque o excesso de chuva tem castigado a região, a exemplo do que aconteceu na Bahia. O nível do Rio Tocantins, por exemplo, é o maior em 20 anos, deixando centenas de famílias desabrigadas por conta do transbordamento.

A chuva não dá trégua e continua volumosa com até 50 mm até o próximo sábado (22) entre Tocantins e Maranhão. No Acre, sul do Pará e norte de Rondônia o acumulado é ainda maior, ultrapassando 70 mm.

Já no Sul, chove até 50 mm em algumas áreas durante o período. No entanto, o volume dificilmente conseguirá reverter a estiagem registrada dos meses anteriores, principalmente a que está sendo sentida pelo Paraná.

Porém, de 23 a 27 de janeiro, a chuva diminui no Sul e Centro-Oeste, afetando mais o sul de Minas Gerais até 01 de fevereiro, com 70 mm. No fim do mês e começo de fevereiro, a umidade se concentra no Centro-Oeste, prejudicando o escoamento da safra de soja que está sendo colhida.

 

Sair da versão mobile