PONTAPÉ

Primeiras áreas de soja começam a ser plantadas em MT e no PR

Safra 2023/24 deve ter aumento de área de 3% em comparação ao ciclo passado, chegando, assim, a 45,4 milhões de hectares, conforme a AgRural

plantio de soja em não-me-toque - rio grande do sul - fazenda irmãos guadagnin
Foto: Raquel Guadagnin

A safra brasileira 2023/24 de soja já começou. Em algumas áreas isoladas de Mato Grosso e do Paraná, a semeadura teve início, favorecida pela umidade do solo mais alta que o normal para esta época do ano.

Em Mato Grosso, produtores que plantam algodão na safrinha, em janeiro, foram autorizados a plantar soja a partir de 1º de setembro, antes do fim do vazio sanitário do estado. No entanto, os baixos volumes de chuva previstos para o restante de setembro limitam o avanço das máquinas.

No Paraná, o vazio sanitário terminou no domingo (10), mas alguns produtores do oeste do estado já estavam semeando a nova safra de soja na semana passada, na expectativa de que as plantas emergissem somente após o fim do vazio.

Como o plantio ainda é muito incipiente nos dois estados, a AgRural ainda não apurou percentuais de evolução. Os primeiros números devem ser divulgados dentro de uma ou duas semanas.

Área e produção de soja

A AgRural trabalha com aumento anual de 3% na área plantada com soja no Brasil, que é estimada em 45,4 milhões de hectares.

Com isso, a produção potencial da safra 2023/24, calculada por enquanto com base em linha de tendência de produtividade, é projetada em 164 milhões de toneladas.