B12

Produção de biodiesel deve superar 7 bilhões de litros neste ano

Cronograma oficial prevê que mistura do biodiesel ao diesel deve chegar a 15% em 2026. Contudo, a antecipação não está descartada pelo CNPE

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) estima que a produção de biodiesel neste ano ultrapasse 7 bilhões de litros. A projeção leva em conta a retomada do aumento da mistura de biodiesel adicionado ao diesel comercial, hoje de 12% (B12).

“De acordo com o cronograma oficial do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), deve chegar a 15% em 2026. Porém, para atender a urgente política de descarbonização da matriz energética, a antecipação não está descartada”, diz a entidade em nota.

A cada ponto porcentual a mais de mistura, cerca de 650 milhões de litros de biodiesel são produzidos no país.

No comunicado, o diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da entidade, Daniel Amaral, diz que em 2022, o Brasil produziu 6,3 bilhões de litros de biodiesel.

“Esse ano, o novo cronograma de mistura trouxe mais previsibilidade para a indústria investir, por isso teremos um recorde histórico de produção que confirma o Brasil como o terceiro maior produtor mundial de biodiesel.”

Segundo a cadeia da soja, a elevação do percentual de biodiesel ajuda a absorver a oferta adicional de óleo de soja prevista para este ano e, também, em 2024, visto a safra recorde, projetada em 162 milhões de toneladas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).