DE ACORDO COM A CNA

Produção de soja em Goiás pode superar o ano passado

Projeção é baseada em estudo realizado em mais de 80 lavouras do estado, com expectativa de aumento de até 23% na produção em relação à safra anterior

lavouras de soja em Goiás
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A segunda edição da Expedição Safra Goiás, concluída nesta quinta-feira (23/01), traz uma estimativa de produção de soja para o estado de Goiás que pode superar os 20 milhões de toneladas, um aumento de até 23% em relação à safra anterior. As informações são da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A Expedição percorreu mais de 5 mil quilômetros em cinco regiões do estado, visitando 43 municípios e mais de 80 propriedades rurais. De acordo com a análise realizada nas lavouras, a produtividade média varia entre 66 a 70 sacas por hectare. A expectativa é que a produção atinja no mínimo 19,6 milhões de toneladas, podendo chegar até 20,7 milhões de toneladas.

O clima como aliado da soja

O clima favorável tem sido um fator importante para os bons números, mas os produtores também podem enfrentar desafios no escoamento e armazenamento da produção, conforme destacado pelo presidente do Sistema Faeg/Senar/Ifag, José Mário Schreiner. A primeira fase da colheita da soja da safra 2024/25 já começou em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, onde 2% da área plantada já foi colhida. A região, com cerca de 400 mil hectares dedicados à soja, apresenta bons resultados iniciais, com rendimento médio entre 4.200 e 4.800 quilos por hectare.

A Expedição Safra Goiás é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e dos Sindicatos Rurais, com o apoio do Senar Goiás e Sebrae Goiás. Além das análises técnicas realizadas pela equipe, foram ouvidas demandas de produtores e presidentes de Sindicatos Rurais, e tudo será compilado em um relatório que será compartilhado com o poder público em busca de melhorias para o setor, conforme explicou o vice-presidente administrativo da Faeg, Armando Rollemberg.