O plantio da soja está finalizado na Argentina. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, os trabalhos avançaram 0,3 ponto percentual na última semana. A área totalizou 16,3 milhões de hectares, a menor dos últimos 15 anos. A nova estimativa de produção foi cortada de 44 para 42 milhões de toneladas.
A área em déficit hídrico ficou estável em 36% na última semana. Em igual momento do ano passado, eram 13%. Atualmente, 18% das lavouras estão em situação de regular a ruim, contra 9% em igual período de 2020/21.
Em Tucumán, na Argentina, localizado no oeste de Santiago del Estero e sudeste de Catamarca, por exemplo, a área plantada com soja ultrapassou 360 mil hectares e marcou uma pequena queda em relação à plantada na temporada anterior. Destes, pouco mais da metade correspondia à província de Tucumán que, ao contrário de sua área de influência, teve um aumento em relação à safra 2019/20, segundo a Bolsa de Cereais de Córdoba.
Assim, tanto o rendimento de 33,4 quintais por hectare (qq/ha) quanto a produção que ultrapassou um milhão de toneladas, marcaram um aumento em relação à campanha anterior de 33% e 24%, respectivamente. Da produção total do setor, mais da metade correspondeu à província de Tucumán, que, com um rendimento de 35,1 qq/ha, superou as 600 mil toneladas produzidas.