Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

DESAFIOS CLIMÁTICOS

Prorrogado prazo para semeadura da soja em Goiás

Regiões do estado registram até 40% a menos de chuva em relação ao ano anterior, fator que tem prejudicado o quarto maior produtor do grão no país

soja
Foto: Pedro Silvestre/ Canal Rural MT

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), conseguiu uma extensão no prazo de semeadura da soja em Goiás.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Esta medida, inicialmente encerrada em 2 de janeiro de 2024, foi estendida até 12 de janeiro, em resposta aos desafios climáticos impostos pelo El Niño.

Desafios climáticos

A influência do El Niño resultou em irregularidades nas chuvas e temperaturas elevadas no segundo semestre de 2023, impactando significativamente o cronograma de plantio.

Com algumas regiões goianas registrando até 40% a menos de precipitação em relação ao ano anterior, a área que requer semeadura concentra-se, principalmente, no Norte do estado, com previsões de chuvas escassas para os próximos dias, conforme indicado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

Alívio para produtores de soja

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, destaca que essa extensão do prazo representa uma oportunidade fundamental para os agricultores minimizarem os prejuízos decorrentes da escassez de chuvas recentes, garantindo a continuidade da semeadura da soja.

Além de Goiás, estados como Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Tocantins também obtiveram extensão no prazo de semeadura.

Essa medida visa reduzir os impactos econômicos causados pela estiagem prolongada, fortalecendo a oferta de grãos desta safra e amenizando os efeitos adversos do plantio tardio, conforme destacado pelo diretor de Defesa Agropecuária da pasta, Augusto Amaral.

Expectativas para a safra 23/24

Foto: Envato

Para o ciclo atual, a expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é que Goiás alcance uma produção de 17,04 milhões de toneladas de soja, mantendo-se como o quarto maior produtor do país, seguindo apenas atrás de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

Até 16 de dezembro, 97% da área prevista para a produção de soja em Goiás já havia sido semeada. Apesar disso, o Instituto do Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) registrou uma taxa de replantio de 3,6%, evidenciando a adaptação dos agricultores diante das condições climáticas desafiadoras.

Sair da versão mobile