Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

IMPACTO NO BOLSO

Quebra de safra de soja deve trazer prejuízo de quase R$ 30 bilhões, diz consultoria

Mesmo com o cenário adverso, empresa acredita que as boas produtividades estimadas para o Sul, Sudeste e Matopiba podem compensar parte das perdas

cotação preço soja queda Chicago
Foto: Reprodução

A consultoria Cogo Inteligência em Agronegócio divulgou nesta sexta-feira (9) a sua 11ª Estimativa da Safra Brasileira de Grãos 2023/24, com impactos para a soja.

A empresa, seguindo as demais instituições privadas, estima que a produtividade média do país será comprometida: de 54,8 sacas ante a expectativa inicial de 60,5 sacas.

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!

Para a Cogo, o atraso do início das chuvas, seguido por precipitações irregulares e mal distribuídas em diversas regiões do país – com períodos de veranicos superiores a 20 dias, acompanhado por altas temperaturas – explicam a queda de desempenho.

“As maiores perdas são observadas nos plantios de soja precoce e nos primeiros plantios realizados entre setembro e a primeira quinzena de outubro”, diz o relatório da consultoria.

Redução da produção e prejuízos à soja

Foto: Daniel Popov/ Canal Rural

Diante do cenário climático, a empresa reduziu a projeção da safra de soja 2023/24 para 148,5 milhões de toneladas, ante 155,2 milhões no levantamento anterior. Assim, está 9,1% abaixo da estimativa inicial, de 163,4 milhões de toneladas.

“As boas produtividades estimadas para as regiões Sul e Sudeste deverão compensar parte das perdas previstas para as regiões Centro-Oeste, Norte e MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Até este momento, as perdas somam 14,9 milhões de toneladas, com prejuízos na ordem de R$ 28,9 bilhões“.

Nesta última quinta-feira (8), a Conab divulgou o seu 5º Levantamento de Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos 2023/24. Segundo a entidade, a produção brasileira de soja deverá totalizar 149,4 milhões de toneladas na temporada, recuo de 3,4% na comparação com a temporada anterior, quando foram colhidas 154,6 milhões de toneladas.

Sair da versão mobile