Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

GESTÃO DE CUSTOS

Relações de troca da soja melhoram parcialmente em 2023, aponta Datagro

Em sete insumos analisados, houve saldo positivo em relação a quatro e negativo quanto a outros três. A análise é referente ao Paraná

A soja ganhou poder de compra em relação a igual momento do ano passado no Paraná, segundo maior produtor da oleaginosa no Brasil. É o que mostra análise da Datagro Grãos, tomando como base dados do mês de agosto do Departamento de Economia Rural (Deral).

A melhora da relação de troca é referente a quatro insumos: fertilizantes, ureia, óleo diesel e herbicidas. No entanto, houve piora em outros três: sementes, calcário e colheitadeiras

Já no comparativo com a média histórica de dez anos, a piora foi observada em cinco dos sete produtos avaliados: ureia, sementes, calcário, herbicidas e colheitadeiras.

Queda dos fertilizantes

No caso dos fertilizantes, tomando como base a formulação NPK 04-30-10, a relação de troca melhorou desde o ano passado, ficando, inclusive, abaixo da média normal:

  • Passou de 28,43 sacas em agosto de 2022 para 18,93 sacas no mesmo mês deste ano. A média histórica dos últimos 10 anos é de 20,37 sacas

Assim, de acordo com o economista e líder de conteúdo da Datagro Grãos, Flávio Roberto de França Junior, são necessárias 22,36/sc de soja para adquirir uma tonelada de ureia.

O montante é inferior ao ano passado, quando a relação de troca estava em 27,77/sc. Apesar do recuo, permanece acima da média plurianual, de 21,15/sc.

Preços das sementes de soja

Os preços das sementes recuaram muito menos que os preços do grão. Com isso, houve piora na relação de troca:

  • De 3,23/sc para 4,08/sc, muito acima das 2,66/sc da média plurianual

No caso do calcário dolomítico moído, em agosto deste ano se gastaria 1,58/sc de soja para adquirir uma tonelada, ante 1,19/sc em igual período de 2022, acima da média histórica de 1,48/sc.

Óleo diesel e herbicidas

Máquina colhe soja no oeste da Bahia
Foto: Jefferson Aleffe

No que diz respeito à aquisição de 100 litros de óleo diesel, a relação de troca recuou de 3,98/sc em agosto de 2022 para 3,62/sc no mesmo mês deste ano. A média plurianual é de 3,88/sc de soja.

Quanto aos herbicidas, para adquirir cinco litros de Roundup, a troca passou de 2,78/sc em agosto do ano passado para 1,73/sc neste ano, mas ainda superior à média de 1,31/sc de soja dos últimos 10 anos.

No geral, conforme análise da Datagro, tem-se observado nova piora no poder de compra da soja sobre as máquinas agrícolas, a despeito da melhora econômica dos produtores e recuperação parcial do fluxo de vendas.

Tomando como exemplo a colheitadeira John Deere 1470 de 193 CV, a relação de troca, que tem média histórica de 6.632/sc por unidade, avançou fortemente de 8.404/sc em agosto de 2022 para 11.544/sc em agosto deste ano.

Sair da versão mobile