Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Reserva de segurança da soja no mundo está baixa. La Niña pode intensificar problema, diz especialista

Especialista em commodities também analisa olhar do mercado quanto à oferta e demanda por milho

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou relatório de oferta e demanda de grãos nesta segunda-feira (12). De acordo com o sócio-diretor da Agrinvest Commodities, Marcos Araújo, o destaque foi para o milho e para a soja.

Houve uma redução de produtividade do cereal de três sacas por hectare nas lavouras dos Estados Unidos. Assim, a produção do grão no país norte-americano caiu 10,5 milhões de toneladas.

“No entanto, outros cereais usados para ração animal, como o trigo e o arroz, não tiveram uma queda tão acentuada. Por isso, neste momento, o milho em Chicago está com uma alta de apenas quatro centavos de dólar por bushel”, destaca.

Por outro lado, a soja apresentou uma alta expressiva de, praticamente, 50 centavos de dólar por bushel.

Olhar do mercado

Segundo Araújo, o mercado estava apreensivo quanto aos cereais em nível global pela quebra de safra do milho na Europa e clima adverso na Ásia, principalmente a China.

“Por surpresa, o USDA trouxe um aumento de três milhões de toneladas na estimativa de produção de milho na China e trouxe uma redução na produção de arroz, ou seja, o clima seco afetou a lavoura de milho e não a de arroz, na visão do USDA, coisa que a gente não concorda”, salienta.

Soja

soja
Soja. Foto: Mapa

A respeito da soja, o sócio-diretor da Agrinvest destaca que houve redução na estimativa de produtividade norte-americana em 1,6 sacas por hectare e a produção foi diminuída em 4,160 milhões de toneladas.

“O importante é que os estoques finais para a temporada que vem ficaram em apenas 5,440 milhões de toneladas, um estoque baixo de apenas 4,5%. Portanto, qualquer ameaça climática que houver na América do Sul, com a expectativa de terceiro La Niña, a demanda internacional por soja, falando de China, migraria para os Estados Unidos e enxugariam ainda mais os estoques, com os preços se comportando em alta”, considera.

Desta forma, Araújo salienta que a reserva de segurança de soja no mundo está muito baixa.

Sair da versão mobile