A colheita de soja avança em ritmo acelerado pelo país. Contudo, no Sul do país, apenas o Paraná entrou, de fato, com as máquinas em campo.
Rio Grande do Sul e Santa Catarina semearam mais tarde e, portanto, ainda seguem com o grão em pleno desenvolvimento.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
E é para esses estados que fica o alerta da semana: um sistema de baixa pressão deve levar chuva em excesso para ambos, podendo ocasionar rajadas de vento intensas e queda de granizo.
Os municípios mais atingidos devem ser os gaúchos, como Vacaria, Guaporé e Caxias do Sul, importantes produtores de soja.
Confira, ainda, a média de chuva em dois municípios produtores da oleaginosa no Brasil:
- Bonfim (Roraima): janeiro e fevereiro praticamente não terão registro de chuva, o que intensifica o estresse hídrico da região. A expectativa é que apenas no final de março e início de abril as precipitações em maior volume ocorram.
- Itapeva (São Paulo): segunda quinzena de janeiro com pouca chuva. Contudo, a situação muda entre fevereiro e março, com tendência de maiores acumulados a partir do dia 5 do mês que vem.