Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

UMIDADE DO SOLO

Situação é crítica nas lavouras de soja; há previsão de melhora?

As condições de umidade do solo seguem desafiadoras nas áreas produtoras de soja, com chuvas mais intensas previstas apenas para o leste de MS

Foto: Freepik
Foto: Freepik

A situação das lavouras de soja em diversas regiões do Brasil continua preocupante, com destaque para o Rio Grande do Sul e o sul de Mato Grosso do Sul, onde a umidade do solo segue crítica. De acordo com o mapa de umidade do solo, nos próximos dias a chuva se concentrará principalmente na faixa leste do estado de Mato Grosso do Sul, com a expectativa de que as precipitações se espalhem por todo o estado na próxima semana. No entanto, as porções sul e oeste do estado continuarão com pouca chuva, dificultando as operações de colheita.

Em Mato Grosso, a porção oeste do estado também enfrenta dificuldades com a umidade do solo, atrasando as operações de campo. Já no Sudeste, a chuva avança por São Paulo e sul de Minas Gerais, o que ajuda a manter a boa umidade do solo, sem prejudicar os trabalhos em campo.

Na região Sul, a formação de um ciclone extratropical traz boas chuvas para Santa Catarina e Paraná, beneficiando as lavouras. A porção noroeste e norte do Rio Grande do Sul também recebe boas precipitações, embora o centro-sul do estado, especialmente a região da Campanha Gaúcha, continue com a situação hídrica crítica, sem previsão de chuva significativa nos próximos dias.

Por fim, no Nordeste, a chuva continua nas lavouras de soja do Maranhão, Piauí e interior da Bahia, com a umidade favorecendo as operações, embora as precipitações ainda sejam moderadas. Já no Norte, a chuva em Rondônia é favorável para as lavouras, com bons acumulados, mas no Pará, a situação é preocupante. Apesar da volta das chuvas, o acumulado de precipitações na porção central do estado, com mais de 100 mm em alguns locais, inviabiliza as operações de campo devido ao excesso de água no solo.

Sair da versão mobile