A semana termina com céu carregado no Centro-Oeste do Brasil, especialmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já no Sudeste há uma frente fria em formação, o que reforça a chuva na região e também no Nordeste nos próximos dias.
Neste fim de semana, a formação de um sistema de invernada deixa as temperaturas mais amenas na região central e norte do país. A projeção, aliás, é que essa condição persistirá até o fim do ano.
No norte de Minas Gerais, metade sul da Bahia, Goiás, Mato Grosso, sul do Pará e Tocantins, a temperatura máxima fica em torno de 28°C, o que indica um céu mais fechado e com mais chuva.
Por causa disso, o excesso de umidade preocupa os sojicultores de Mato Grosso, que começam a perceber as lavouras pequenas devido a falta de luminosidade. A situação ainda não muda neste fim de semana.
Chuva nas demais áreas
Neste sábado (18), só tem chuva na faixa leste entre Santa Catarina e Paraná. No domingo, o tempo seco aumenta ainda mais na região.
No Sudeste, o fim de semana será de bastante chuva entre Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Por outro lado, em São Paulo não há precipitação para os próximos dois dias.
Na região do Matopiba, a chuva atinge a região centro e sul da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão.