Não há previsão de chuvas volumosas para os próximos cinco dias nas áreas produtoras de soja no Brasil. As precipitações mais leves devem ocorrer no Sul e em partes do Centro-Sul de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, sem proporcionar uma reposição da umidade do solo.
Outras regiões enfrentam restrições hídricas e estão sob risco de focos de incêndios. Na próxima semana, com a chegada da primavera, uma nova frente fria deve carregar chuvas ao sul de Goiás e ao Triângulo Mineiro. Essas precipitações, no entanto, devem ficar entre 10 a 15 mm.
A expectativa é de que as chuvas mais efetivas retornem apenas no início de outubro às áreas produtoras do grão, principalmente a partir da segunda quinzena do mês.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Tempo em Brasnorte (MT)
A temperatura em Brasnorte, no Mato Grosso, deve continuar alta, em torno de 39 °C. Já a partir do próximo mês, a temperatura se estabiliza, visto que há possibilidades de chuvas no final deste mês.
Nos próximos 30 dias, não se espera chuva volumosa, mas a partir da segunda quinzena de outubro, as precipitações devem variar de 80 a 100 mm, o que proporcionará reposição hídrica do solo. Isso, então, permitirá que o produtor realize os trabalhos necessários para dar início ao plantio da soja.