A safra de soja 2020/2021 está começando a chegar ao Porto de Paranaguá (PR) para exportação, informa a Portos de Paraná, em nota. Segundo o comunicado, o movimento de caminhões que descarregam o produto nos terminais paranaenses já se intensificou e deve chegar aos 2 mil veículos por dia a partir da primeira semana de março.
A expectativa da empresa é que o porto receba cerca de 2 milhões de toneladas no mês que vem. No dia 1º de fevereiro, apenas 221 caminhões passaram pelo pátio de triagem de Paranaguá, segundo a nota.
No dia 11, o movimento havia aumentado para 793 veículos, mas foi só a partir do dia 14 que ultrapassou a marca dos mil, atingindo 1,7 mil veículos. Neste mês, cerca de 500 mil toneladas de soja chegaram para descarga nos terminais paranaenses.
“Houve certo atraso devido às condições climáticas enfrentadas no campo, durante o plantio e o desenvolvimento da lavoura. Historicamente os meses de janeiro e fevereiro têm um movimento menor, então é um período que aproveitamos para realizar obras de manutenção na estrutura de escoamento”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Três navios carregavam soja na última terça-feira (23) no Porto de Paranaguá e outros três estavam programados para atracar nos próximos dias. Já em “line up”, aguardando a programação, há dois navios para o corredor de exportação leste e um para o berço 201.
Colheita
A colheita da safra 2020/21 de soja no Paraná atingia na segunda-feira 8% da área projetada para a temporada, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual de Agricultura. Na semana passada, 3% da área projetada para a soja estava colhida.