A colheita da safra de soja 2021/22 do Brasil está em 76,4% da área total esperada até a última sexta-feira (25) de março. A estimativa parte de levantamento da consultoria Safras & Mercado. Na semana anterior a colheita estava em 69,9%.
Os trabalhos estão bem adiantados em relação ao ano passado, que tinha índice nesta época de 66,9% e também em relação à média normal para o período, que é de 68,9%.
Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os trabalhos já estão virtualmente finalizados, um claro avanço para o período ante o ano passado.
Outro dado que também chama a atenção são os números da região do Matopiba. Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia estão com o estágio de colheita muito à frente do que o registrado em 2021. Assim, Piauí é o que mais se sobressai: aumento comparativo de 52%.
No lado negativo, apenas São Paulo e Santa Catarina, com 85% e 36%, respectivamente, possuem evolução inferior a que era registrada no mesmo período de 2021, quando o estado paulista contava com 87% da área colhida e o catarinense com 42%.
Veja o quadro com a evolução da colheita: