EXCEÇÃO

Soja: prazo para plantio é prorrogado em Rondônia devido à falta de chuvas

Autorizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a nova data para o encerramento da semeadura segue indeterminada

plantio soja patrulheiro
Foto: Pedro Silvestre/ Canal Rural MT

Em resposta às mudanças climáticas decorrentes do fenômeno El Niño, que resultaram na redução das chuvas em Rondônia, o governo do estado anunciou nesta terça-feira (21) a prorrogação do prazo para o término da janela de plantio da soja na safra 2023/24.

A iniciativa, liderada pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), visa evitar perdas econômicas para os agricultores e otimizar a produtividade de um dos principais produtos do estado.

Devido às condições climáticas adversas que afetaram a regularidade das chuvas, a nova data para o encerramento do período de plantio será determinada com base nas projeções oficiais para o retorno das precipitações.

Essa medida visa atender às necessidades dos produtores rurais, garantindo uma janela de plantio mais eficiente.

Autorização do Mapa

O gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal, Jessé de Oliveira, destaca que a ação está alinhada com a preocupação do governo em acompanhar de perto o desenvolvimento do plantio de soja em todas as regiões do estado.

A Idaron já obteve autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para ajustar o calendário de plantio da soja, estando pronta para definir uma nova data conforme o início das chuvas.

O calendário oficial de semeadura da soja para a safra 2023/2024 foi inicialmente estabelecido pela Portaria nº 886 do Mapa, que determinava o período de 11 de setembro a 20 de dezembro deste ano para Rondônia.

Com a nova autorização do Mapa, esse prazo será estendido por tempo ainda indeterminado, proporcionando maior flexibilidade aos agricultores diante do cenário climático desafiador.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.