Os preços da soja subiram no mercado brasileiro ao longo da última semana, impulsionados pela valorização externa, pela alta nos prêmios de exportação e pela taxa cambial (relação entre real e dólar).
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Com isso, levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostra que os valores de negociação da soja em grão nos portos de Santos (SP) e de Paranaguá (PR), principais canais de exportação de soja do Brasil, voltaram a operar nos maiores patamares do ano.
O indicador da soja Esalq/B3, que mostra o preço médio da saca de 60 kg comercializada no Porto de Paranaguá, aponta um valor de R$ 139,71 na última sexta-feira (24), o que representa uma valorização de 8,26% dentro do mês.
Colheita de soja
No campo, a colheita da safra 2023/24 no Brasil segue para a reta final. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 97% dos 45,7 milhões de hectares cultivados haviam sido colhidos até o dia 20 de maio.
Restam agora praticamente apenas os estados do Maranhão e do Rio Grande do Sul para finalizar as atividades de campo.