Após realização de tour de safra pelo estado de Mato Grosso, a AgResource Brasil revisou suas estimativas de soja para baixo.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A expedição passou pelas áreas de maior expectativa de produtividade do estado, na região próxima aos municípios de Feliz Natal, Vera, Sorriso, Nova Ubiratã e Sinop.
Assim, após análises deste tour junto a outros levantamentos feitos ao longo do ano pela consultoria, a conclusão é que a produtividade está amplamente menor. Por isso, a estimativa de produção foi mais uma vez reajustada para baixo, saindo de 150,72 para 145,40 milhões de toneladas.
Embora tenha sido uma diminução considerável, a empresa acredita que a produção do país esteja caminhando para a estabilidade. Com isso, não deve sofrer mais alterações tão expressivas, só pequenas correções.
De acordo com a AgResource Brasil, com a perda de produção no país, a demanda pelo uso doméstico da soja sobe. “Isso reforça uma maior força no suporte e uma possível recuperação dos preços à medida em que haja ajustes ou a manutenção da demanda”, diz, em nota.