Veja 5 fatores que mexerão com o mercado da soja nesta semana

Cenário global deve afetar preços e prêmios no Brasil

lavoura de soja
Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA

O plantio da soja atinge 68,2% da área, conforme levantamento da última sexta-feira (17) de Safras & Mercado. Em igual período do ano passado, a área semeada era de 76,8% e a média de cinco anos é de 78,1%.

Veja 5 fatores que devem mexer com o mercado do grão nesta semana, de acordo com análise da plataforma Grão Direto:

  1. Clima: o principal direcionador do mercado continua sendo o clima no Brasil. O cenário para esta semana é de chuvas mais espalhadas pelo país nos próximos dias, segundo previsões, o que tende a interromper a escalada e estabilizar os prêmios de exportação por aqui.
  2. Produtividade: muitos produtores já relatam perdas significativas de produtividade e redução de área em função do clima adverso. São grandes as expectativas pelos próximos relatórios que irão colocar em números essa redução da produção brasileira.
  3. Exportações: os níveis do Rio Mississippi e do canal do Panamá estão limitando o programa de exportação norte-americano. Com o encarecimento do frete, a soja dos Estados Unidos continuará mais cara que a brasileira, mas com o risco climático e o atraso da safra no Brasil, a China continuará comprando soja do concorrente.
  4. Argentina: com a vitória de Javier Milei como novo presidente da Argentina, a expectativa é que o Brasil tenha concorrência maior com relação ao farelo de soja e à carne bovina.
  5. Feriado nos EUA: na próxima quinta-feira (23), o Feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos deve favorecer uma semana mais tranquila na Bolsa de Chicago.