Soja Brasil
Veja como a temperatura do armazém impacta a qualidade das sementes
A temperatura do depósito precisa ser levada em conta e pode garantir a qualidade da semente por um longo período, alerta especialista
O manejo das sementes durante o armazenamento é fundamental para garantir bons resultados com a semeadura. Nesse sentido, o cuidado com a temperatura do depósito precisa ser levada em conta e pode garantir a qualidade da semente por um longo período.
“Ao armazenar a soja em um ambiente com temperatura de 25 graus e umidade relativa do ar em 70%, a semente vai equilibrar sua umidade em torno de de 12,1%. Nessas condições, ela preserva a qualidade por até nove meses”, destaca Ademir Assis Henning, pesquisador da Embrapa Soja.
No entanto, o pesquisador alerta, que, devido ao clima irregular, muitos produtores retiram as sementes do depósito, antes do momento ideal. “Se a semente está em um depósito, com condições de clima e temperatura adequadas, o ideal é que saia do armazém o mais próximo possível da semeadura para garantir a qualidade. Fora das condições ideais de temperatura, a semente perde vigor e pode falhar na semeadura”, completa Henning.