Vencedor do Cesb produziu 138,95 sacas de soja/ha; veja os campeões regionais Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PRODUTIVIDADE MÁXIMA

Vencedor do Cesb produziu 138,95 sacas de soja/ha; veja os campeões regionais

Décimo sexto Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja contou com mais de seis mil inscritos e foi transmitido ao vivo pelo Canal Rural

Karl Milla - Vencedor CESB 2024
Fotos: Renan Senra/CESB

O 16º Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja foi realizado na manhã desta quinta-feira (4), diretamente da sede do Canal Rural em São Paulo. O evento é organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) e contou com mais de seis mil inscritos espalhados em, aproximadamente, 1.100 municípios de 20 estados.

O objetivo é o de celebrar as conquistas de sojicultores e consultores na safra 2023/24, mostrando que níveis produtivos que, anos atrás, eram apenas imagináveis, hoje são possíveis de alcançar e superar, tudo com base em sustentabilidade e rentabilidade.

“O concurso abrangeu 3,9 milhões de hectares, com mais de 980 áreas auditadas, sendo que 481 produziram mais de 90 sacas por hectare. São números impressionantes que mostram o engajamento do sojicultor e o espírito competidor, resiliente e dedicado de todos”, ressalta o presidente do Cesb, Marcelo Habe.

Assim, troféus de máxima produtividade foram entregues para representantes de cada região brasileira. A curiosidade desta edição é que o vencedor nacional do ano passado conquistou, hoje, o prêmio da Região Sudeste.

Além disso, há uma novidade neste ano: o Troféu de Máxima Ecoeficiência, entregue a cada um dos campeões em reconhecimento ao desempenho ambiental da produção.

Confira os campeões

Campeão Nacional

O título desta edição foi para o produtor Karl Milla e o consultor Rafael Managó, da Fazenda Mariedda, em Candói, no Paraná. Eles alcançaram a impressionante marca de 138,95 sacas por hectare na área auditada.

A propriedade conta com 5.681 hectares, dos quais 1.509 são dedicados à soja. Nesta safra, a média produtiva de toda a área cultivada com a oleaginosa foi igualmente impressionante: 93,75 sacas.

De acordo com o produtor, os diferenciais para a conquista foram a rotação de culturas, a escolha da cultivar e semeadura na época ideal, a qualidade físico-química do solo, além do monitoramento constante e o suporte e assistência técnica.

O número obtido de produtividade campeã deste ano é 3,3% superior ao alcançado na 15ª edição do Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja, quando o campeão atingiu 134,46 sacas de soja por hectare.

Campeão Nacional – Categoria Irrigada

Marca obtida: 133,79 sacas de soja por hectare
Propriedade: Fazenda Fratelli
Estado: São Paulo (Itapeva)
Vencedores: produtor Silvio Maluta e o consultor Robson Diogo Ribeiro dos Santos

Vencedores regionais – Categoria Sequeiro

Região Sudeste

Marca obtida: 137,28 sacas de soja por hectare
Propriedade: Fazenda Congonhal
Estado: Minas Gerais (Região de Nepomuceno)
Vencedores: produtor João Lincoln e o consultor Gerson Justo

Região Centro-Oeste

Marca obtida: 119,03 sacas de soja por hectare
Propriedade: Fazenda Reunidas
Estado: Goiás (Rio Verde)
Vencedores: produtor Ênio Jablonski (Grupo Reunidas Baumgart) e o consultor Fernando Almeida

Região Nordeste

Marca obtida: 117,04 sacas de soja por hectare
Propriedade: Fazenda Aliança
Estado: Piauí (Baixa Grande do Ribeiro)
Vencedores: produtor Ralf Karly e o consultor Luiz Gabriel de Morais Junior

Região Norte

Marca obtida: 104,42 sacas de soja por hectare
Propriedade: Fazenda Fronteira
Estado: Tocantins (Região de Mateiros)
Vencedores: produtor Márcio da Cunha (Grupo Ilmo da Cunha) e o consultor Luciano Biancini

As apresentações com os detalhes de produção de cada um dos vencedores estará disponível no site do Cesb ao longo do dia.

Assista ao evento na íntegra:

Sair da versão mobile