Após as primeiras chuvas rápidas trazidas pela primavera, que chegaram a animar alguns produtores de soja, parte do país terá duas semanas seguidas de tempo firme e seco. Segundo a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, a estação atual é muito instável, ainda mais sob influência do fenômeno La Niña.
Nesta sexta-feira o tempo segue aberto em boa parte da região Sul do país, exceto os municípios na divisa com o Uruguai que podem receber algumas instabilidades. No sábado aquelas chuvas que estavam no extremo sul gaúcho furam o bloqueio e se espalham pelo Rio Grande do Sul. Segundo a meteorologia há chance para granizo na metade sul do estado. Já o norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná seguem com tempo seco.
No domingo há chance de boas chuvas para o Rio Grande do Sul, principalmente a região sul do estado e também de garoas leves em Santa Catarina. O Paraná segue com tempo firme.
No Sudeste do país o tempo volta a ficar firme e seco na sexta, no sábado e no domingo. A meteorologia ainda aponta que as temperaturas devem ficar bastante elevadas nestes próximos dias.
No Centro-Oeste do Brasil ainda há chance para algumas instabilidades rápidas e sem grandes acumulados entre boa parte de Mato Grosso e o noroeste de Goiás. Tanto o Sul matogrossense, quanto Mato Grosso do Sul terão tempo seco. No sábado o tempo seco já domina quase todos os estados da região, exceto o norte de Mato Grosso, que é considerada pelos meteorologistas o único local seguro para plantio da soja. Depois disso o tempo seco dominará todo o estado e só voltará a chover na segunda semana de outubro. No domingo o tempo seca ainda mais e só há chance de garoas leves no extremo noroeste do estado de Mato Grosso.
No Nordeste do Brasil não há chuvas nos estados da Bahia e Piauí, e no Maranhão há chance de leves garoas no leste do estado nesta sexta. No sábado e domingo nada muda por lá.
No Norte do país a condição de chuvas é favorável para boa parte de Rondônia. Em Ariquemes, por exemplo, voltou a ter instabilidades e ainda há chance de acumular mais milímetros por lá nos próximos dias.Mas em Vilhena está faltando chuva.