Soja Brasil

Soja: semana começa com chuvas, mas tempo seco e quente deve retornar

Segundo a meteorologia, nesta segunda-feira há chance de chuvas no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do país. Mas na terça, o tempo volta a secar

A semana começa com chuvas no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, mas elas não devem durar. Além disso as temperaturas começam a se elevar em todo o país, trazendo riscos ao plantio de soja com pouca umidade.

Uma janela de tempo seco que está chegando está preocupando os meteorologistas e produtores do Brasil. Segundo a Editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, diversas área do Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo norte do Paraná ficarão mais de 15 dias sem chuvas significativas. E para piorar o cenário, novas onda de forte calor serão registradas. Confira o vídeo!

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

A segunda-feira começa com chuvas na região Sul do país. Entretanto as instabilidades devem ficar restritas aos municípios desde a metade até o norte do Rio Grande do Sul, quase toda Santa Catarina, sul e nordeste do Paraná.

Já na terça-feira o tempo volta a ficar firme no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e alguns instabilidades rápidas devem ocorrer ali próximo a Guarapuava e Irati.

SUDESTE

A segunda-feira começa com chuvas para as áreas de soja do sul de São Paulo, com acumulados de até 20 mm. O norte do estado e Minas Gerais seguem com tempo seco.

A terça-feira promete ser um dia bastante seco e com temperaturas em elevação em toda a região. O calor ganha cada vez mais intensidade devido aos ventos que sopram do quadrante norte e noroeste, e conseguem elevar rapidamente as temperaturas, que ultrapassam facilmente os 35°C no centro-oeste e norte paulista, com novos possíveis recordes de calor.

CENTRO-OESTE

A semana começa com condição para pancadas de chuva na faixa oeste entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas que vão perdendo intensidade com o passar das horas e ainda assim, são muito breves e isoladas. O tempo quente e seco passa a predominar nas demais áreas, assim como em todo o estado de Goiás, e por isso, os níveis de umidade relativa do ar seguem em declínio nas horas mais quentes do dia.

A terça-feira, a chuva perde força em Mato Grosso do Sul e grande parte da região passa a sofrer influência da massa de ar seco. Chove apenas entre o norte de Mato Grosso, de forma pouco volumosa, mas que pode vir acompanhada de temporais. Temperaturas extremamente altas na região, próximo dos 40°C em MT e MS.

NORDESTE

Não há previsão de chuvas para as áreas de soja da Bahia, Maranhão e Piauí nesta segunda e terça-feira. Os termômetros ficam extremamente elevados na região, com atenção ao Piauí, o estado que deve registrar as maiores temperaturas.

NORTE

Na segunda-feira, pouca coisa muda no padrão de tempo da região Norte do Brasil. A combinação entre calor e instabilidades em níveis altos da atmosfera associada à Alta da Bolívia são os grandes responsáveis pela chuva, que novamente vem na forma de temporais pontualmente fortes mas ainda isolados, ocorrendo sobretudo no Acre, Rondônia e sul do Amazonas.. Somente no Amapá, Roraima e metade norte do Pará que a chuva ocorre de maneira mais fraca. Em Tocantins o tempo firme persiste.

Na terça-feira, altos acumulados de chuva são esperados entre o oeste do Amazonas e Acre. Chuva com trovoadas também são ocorrem entre Rondônia, Pará, Amapá e Roraima. No centro-sul do Tocantins, o tempo firme ainda persiste. A temperatura diminui um pouco sobre o Acre e Rondônia.

Veja aqui mais notícias sobre soja