O prêmio Personagem Soja Brasil reconhece a trajetória de sucesso de pesquisadores e produtores que, ao longo de décadas, deram grandes contribuições à cadeia da soja.
Assim, a iniciativa traz um holofote às pessoas que criaram novas variedades ou tratamentos contra pragas e doenças ou que conduzem um manejo eficiente e sustentável em busca de altas produtividades.
Nesta edição, concorrem três pesquisadores e três produtores rurais. Clique aqui para votar, mas, antes, veja quem são:
Pesquisadores
José de Barros França Neto – Embrapa Soja
Se formou em engenharia agronômica em 1975 pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), ou seja, tem quase 50 anos de experiência no ramo. Conheça a história completa dele aqui.
Eder Novaes Moreira – Fitolab
Trabalha com foco na parte de fitopatologia agrícola, com ênfase na soja, na Fitolab. Realizou parte do doutorado em Viçosa, Minas Gerais, e concluiu a especialização e fez o pós-doutorado nos Estados Unidos. Veja toda a trajetória dele.
Anderson Bergamin – Universidade Federal de Rondônia (Unir)
Engenheiro agrônomo, tem mestrado e doutorado pela Universidade Federal da Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul. Sua especialização é em Ciência do Solo. Saiba um pouco mais dele aqui.
Produtores rurais
Wesley Barbosa – Capinópolis (MG)
O produtor tem família na mesma propriedade, em Capinópolis, Minas Gerais, desde 1909. Barbosa orgulha-se do que faz e sempre diz: “todos dependem do produtor rural ao menos três vezes por dia: no café da manhã, almoço e jantar”. Confira a história dele.
Rodrigo Tramontina – Bela Vista do Paraíso (PR)
Os antepassados do produtor rural Rodrigo Tramontina ajudaram a colonizar o norte do Paraná na década de 1920. Hoje, ele está em Bela Vista do Paraíso e compõe a terceira geração de agricultores da família. Produz soja em 850 hectares no verão e milho safrinha no inverno. Saiba mais sobre este personagem.
Oli Fiorese – Água Fria de Goiás (GO)
Começou na agricultura na década de 1980, no Paraná. Posteriormente, mudou para Água Fria de Goiás. Na região, a propriedade de sua família, a Fazenda Nossa Senhora de Aparecida, é tida como modelo de sustentabilidade. Veja a história dele aqui.