Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Projeto susta ato do Ibama que restringiu uso de agrotóxicos contra percevejos

Deputados alegam que a proibição do uso das substâncias trará prejuízos imensos na safra 2012/2013A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei dos deputados Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) e Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) que susta a eficácia de comunicado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que restringiu o uso de determinado agrotóxicos para o controle do percevejo.

Pelo comunicado, fica proibida em todo o território nacional a pulverização aérea usando agrotóxicos que contenham os ingredientes ativos imidacloprido, tiametoxam, clotianidina ou fipronil para o controle parasitário do percevejo nas culturas de algodão, arroz, cana-de-açúcar, soja e trigo.

– A proibição do uso das substâncias na aplicação aérea trará prejuízos imensos na safra 2012/2013. Atualmente, aproximadamente 27% do controle de percevejos da área de soja do Brasil é efetuado por aplicação aérea, e não há como substituir de imediato pela modalidade terrestre, o que poderá causar perdas de até 4,2 milhões de toneladas na safra 2012/2013, ou seja, prejuízos aproximados de R$ 5,92 bilhões – afirmam os autores.

Segundo os deputados, não há estudos no Brasil que comprovem ou justifiquem o risco iminente à flora, a fauna ou a seres humanos com o uso desses agrotóxicos.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive quanto ao mérito). Depois, será votado pelo Plenário.

Sair da versão mobile