O benefício será dado somente para caminhoneiros autônomos, em troca do caminhão usado. Os recursos e a linha de crédito para o financiamento de um veículo novo serão concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
– O caminhoneiro ao levar o veículo antigo para o centro de reciclagem, sai de circulação, os documentos são extintos. E esse veículo ao ser reciclado gera um bônus no valor de R$ 30 mil, que na verdade, o governo federal abre mão do pagamento fiscal. Com esse valor, o motorista pode dar entrada em um caminhão mais novo, de até dez anos, ou até zero se tiver dinheiro – salienta o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.
O diretor da CNT ressalta que a iniciativa vai trazer benefícios para a logística e para o meio ambiente, além de aumentar a renda do profissional.
– Hoje, o que se percebe é que grande parte dos embarcadores, principalmente nas cargas de maior valor, fazem restrição na contratação de um caminhão mais antigo. Existe uma segregação, o mercado não quer ver mais os seus produtos transportados em caminhões tão antigos – diz.
O programa está sendo analisado pelos ministérios da Casa Civil e da Indústria e Comércio Exterior, que não quiseram se manifestar. Em nota, a Associação Nacional dos Caminhoneiros critica a proposta da CNT e diz que o valor pago pelo veículo usado deveria ser o praticado no mercado.