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Proposta da CNT pretende estimular renovação da frota de caminhões do país

Ideia é tirar de circulação veículos com 30 anos ou mais de circulaçãoSegundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) cerca de dois milhões de caminhões rodam nas estradas brasileiras. Destes, cerca de 30 mil tem mais de 30 anos. Uma proposta da Confederação Nacional do Transporte (CNT) para estimular a renovação da frota está em análise no governo federal. A ideia encaminhada ao governo federal por representantes do setor inclui pagamento de RS 30 mil e garantia de financiamento.

O benefício será dado somente para caminhoneiros autônomos, em troca do caminhão usado. Os recursos e a linha de crédito para o financiamento de um veículo novo serão concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

– O caminhoneiro ao levar o veículo antigo para o centro de reciclagem, sai de circulação, os documentos são extintos. E esse veículo ao ser reciclado gera um bônus no valor de R$ 30 mil, que na verdade, o governo federal abre mão do pagamento fiscal. Com esse valor, o motorista pode dar entrada em um caminhão mais novo, de até dez anos, ou até zero se tiver dinheiro – salienta o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.

O diretor da CNT ressalta que a iniciativa vai trazer benefícios para a logística e para o meio ambiente, além de aumentar a renda do profissional.

– Hoje, o que se percebe é que grande parte dos embarcadores, principalmente nas cargas de maior valor, fazem restrição na contratação de um caminhão mais antigo. Existe uma segregação, o mercado não quer ver mais os seus produtos transportados em caminhões tão antigos – diz.

O programa está sendo analisado pelos ministérios da Casa Civil e da Indústria e Comércio Exterior, que não quiseram se manifestar. Em nota, a Associação Nacional dos Caminhoneiros critica a proposta da CNT e diz que o valor pago pelo veículo usado deveria ser o praticado  no mercado.

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