Proposta de estação quarentenária para citros será encaminhada ao Ministério da Agricultura

Local ficará no Distrito Federal que, por não ser considerado grande produtor de frutas cítricas, não apresenta perigo de contaminação do materialO Brasil poderá ter uma estação quarentenária e de indexação para citros. As condições para a criação do local seguro para armazenar materiais genéticos importados e abrigar novas variedades foram discutidas na 14ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Citricultura, nesta quinta, dia 18. A proposta final dos produtores para a instituição da estação será enviada ao secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Kroetz.

A estação será construída no Distrito Federal que, por não ser considerado grande produtor de frutas cítricas, não apresenta perigo de contaminação do material. Além disso, atende a requisitos logísticos. Para o presidente da Câmara Setorial da Citricultura, Flávio Viegas, a estação garante o futuro do produto no Brasil.

? Teremos plantas livres de doenças e a importação de materiais será mais fácil ? afirmou.

O coordenador-geral de Apoio às Câmaras Setoriais do Mapa, Paulo Márcio Araujo, afirma que todos os integrantes do setor, produtores, indústria e governo, atestam o benefício da estação quarentenária.

? É uma iniciativa que proporcionará segurança fitossanitária. Será uma espécie de biblioteca, onde serão guardados materiais seguros, a partir dos quais teremos mudas saudáveis no país ? concluiu.